Close

O que uma consultoria de estratégia faz?

    Para responder essa pergunta eu gosto sempre de utilizar uma metáfora, imagine que você e seus amigos estão tentando empurrar um carro que ficou sem gasolina em direção a um posto. 


    Vocês podem empurrar o carro na mesma direção e no mesmo sentido, mas podem esquecer de soltar o freio de mão ou de deixar a marcha no neutro. Existe sempre mais de uma maneira de fazer a mesma coisa dentro da empresa, muitas vezes as empresas esquecem de investir em tecnologia e inovação e ficam constantemente utilizando processos manuais que poderiam ser automatizados. Resumindo: Existe o jeito inteligente de fazer as coisas e existe o outro jeito, o gestor da empresa é quem deve decidir qual o caminho que deve ser seguido, não adianta empurrar o carro com força se o freio de mão está fazendo o trabalho inverso.


    Vocês podem fazer uma força gigante para empurrar, mas se vocês empurrarem em direções diferentes o carro ele não vai se mover ou vai se mover muito pouco.

Muitas vezes a direção da empresa está tomando medidas que vão levar a empresa em uma direção, mas os funcionários estão agindo de uma maneira contrária as medidas da diretoria.


   Dentro dessa metáfora eu posso utilizar dezenas de exemplos para mostrar alguns atrasos que existem dentro das empresas, mas em resumo a estratégia é um conjunto de táticas que servem para otimizar as ações da empresa em busca de um resultado melhor.


   A estratégia é uma área que busca melhorar os resultados da empresa e esse planejamento é feito a nível gerencial. Alguns teóricos buscam fazer planejamentos muito complexos de todas as ações da empresa, mas na prática isso não é muito eficiente. A melhor maneira de fazer a estratégia funcionar é delimitar algumas táticas que vão formar a estratégia global da empresa. 

    Quando se fala em táticas eu gosto de incluir uma metáfora esportiva, um clube de futebol pode ter um posicionamento perante os torcedores, uma política de contratação, um orçamento para cada departamento, isso é a estratégia do clube. A tática do clube pode ser a disposição dos jogadores no campo, algumas jogadas ensaiadas, sistema de ataque (pelo meio, pelas pontas), sistema de marcação. Lembrando que a tática não descreve movimento por movimento do jogador, mas descreve como ele deve se comportar no campo.


   A estratégia geralmente é um planejamento mais global da empresa, a tática é um planejamento um pouco mais específico, por isso costumam ser a nível departamental ou setorial. A minha especialidade é criar táticas comerciais, ou seja, encontrar o posicionamento, argumentação, prospecção e a técnica de fechamento ideal para melhorar a taxa de fechamentos dos vendedores. 

   As táticas comerciais não buscam descrever passo a passo como o funcionário deve se comportar porque essa não é a função da tática e porque é impossível ditar exatamente como uma pessoa deve se comportar. As táticas buscam posicionar adequadamente os funcionários e mostrar a maneira que eles devem executar o serviço para que a empresa conquiste os resultados desejados.


   As consultorias especializadas em estratégia possuem um conhecimento inigualável porque estão acostumados diariamente a criar e monitorar estratégias para as empresas, além disso o contato com diversas empresas diferentes e com vários segmentos diferentes diariamente faz com que o consultor consiga ler o cenário macroeconômico com mais precisão e por isso as estratégias desenvolvidas acabam sendo mais eficientes do que aquelas desenvolvidas apenas pelo grupo de diretores da empresa.



Artigo escrito por: Felipe Macanhão


Quer melhorar o rendimento da sua empresa? Acesse: www.motivatrainer.com e saiba mais


Quer começar a empreender e não sabe como? Visite o site www.caronadoempreendedor.com.br